Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Além do virtual

23.03.10

por Núdia Fusco

Gorillaz - Plastic Beach

(2010)

Top 3: "White Flag", "Some Kind of Nature", "Plastic Beach".

Princípio Ativo:
Diversidade

receite essa matéria para um amigo

Quando o Gorillaz apareceu, no quase longínquo ano 2000, não foi difícil associar a banda à ideia de algo absolutamente original. Formada por 2D, Noodle, Murdoc e Russel, personagens virtuais com características pra lá de bizarras - o que dizer sobre uma guitarrista de 10 anos “adquirida†a partir de um anúncio de jornal, um baixista não muito adepto de higiene ou um baterista que, além de ser maior que o próprio instrumento, teria sido possuído por demônios ao longo de quatro anos? - o quarteto rapidamente caiu nas graças da crítica, graças à funcional mistura de elementos eletrônicos, indie music e quê de punk, resultando em algo bem puxado para o hip hop.

Encabeçado no mundo real por Damon Albarn, do Blur, e Jamie Hewlett, criador de Tank Girl, o grupo voltou à tona, após um período de silêncio, com o lançamento de Plastic Beach. Nesse terceiro trabalho, não bastasse a reconhecida competência dos músicos, a banda ganhou ainda a colaboração de pesos pesados como os ex-Clash Mick Jones e Paul Simonon (que, vale lembrar, já havia trabalhado com Albarn no projeto The Good, The Bad & The Queen), Mark E. Smith, Lou Reed, Snoop Dogg e Mos Def, entre outros. O que esperar, portanto, de um encontro tão plural? Algo conceitual, sim, com elementos orquestrados, surpreendentes, que ajudam a entender melhor o universo Gorillaz e a grandiosa proposta idealizada por seus criadores.

Plastic Beach soa melhor a partir da segunda audição, principalmente superado o (positivo) estranhamento que a faixa de abertura do álbum, "Orchestral Intro" (ft. Sinfonia ViVA), pode causar aos fãs da banda. E essa percepção vai aumentando conforme os acordes vão se repetindo e ficando impregnados na memória, ganhando mais força a cada vez que são executados.

"Stylo", o primeiro single trabalhado pelo grupo (cujo clipe, extremamente bem executado, rompe com a tradição exclusiva da animação e conta com a participação de Bruce Willis), perde facilmente o posto de música mais interessante do álbum, quando comparada com pérolas como "White Flag" (ft. Kano, Bashy & The Lebanese National Orchestra for Oriental Arabic Music), "Superfast Jellyfish" (ft. Gruff Rhys & De La Soul), "Some Kind of Nature" (ft. Lou Reed) ou, ainda, a faixa título "Plastic Beach", com Mick Jones e Paul Simonon.

De forma geral, Plastic Beach se assemelha aos álbuns anteriores em alguns aspectos, mas se distancia em ousadia e complexidade, dando novo impulso ao Gorillaz. As 16 músicas que compõem o trabalho funcionam de forma integrada, como se contassem uma única história, e devem cair logo no gosto do público, se não pela qualidade musical, ao menos em função dos grandes nomes que fazem parte do CD.

Desenhos cheios de stylo

» leia/escreva comentários (1)