Busca

»»

Cadastro



»» enviar

O filme dos amigos

21.06.07

por Daniel Oliveira

13 homens e um novo segredo

(Ocean’s thirteen, EUA, 2007)

Dir.: Steven Soderbergh
Elenco: George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Al Pacino, Don Cheadle, Andy Garcia, Casey Affleck, Elliot Gould, Scott Caan, Bernie Mac

Princípio Ativo:
piadas semi-internas

receite essa matéria para um amigo

13 coisas (pensa que é fácil?) que você precisa para ser amigo de George Clooney e sua trupe:

Glamour
Que não é fazer sex tape nem ir para a cadeia. Glamour é fazer um filme sobre os bons tempos de Las Vegas que não voltam mais. Só que Vegas é, na verdade, Hollywood e o longa mostra como só Clooney & Cia. sabem viver aquela dolce vita à altura dos grandes (leia-se Sinatra).

Estilo
Só que não é só um filme. É um filme com movimentos de câmera e trilha sonora no melhor estilo anos 70, com os melhores recursos de edição e efeitos dos anos 00. Para isso, tenha Steven Soderbergh entre os amigos e na cadeira de diretor.

Confiança
O começo do filme não é lá tão bom. Nem o final. Mas você nem pisca no meio dos dois e, afinal, você tem Clooney, Brad Pitt e Damon no elenco. Além de...

Contatos
Dar respeito à parte três de uma franquia não é fácil. Surge o amigo Jerry Weintraub. Para o papel do vilão, o produtor convenceu um amigo de longa data...um tal de Al Pacino.

Atitude
É preciso muita para olhar Al Pacino na cara e dizer: “Eu conheço todos os seus amigos que poderiam me bater. E eles gostam mais de mim”. Clooney tem.

Criatividade
Soderbergh: “Nessa cena, vocês sentam e conversam”.
Pitt: “Sobre?”
Soderbergh: “Sei lá, conversam”.
Clooney: “Nós precisamos de algo para seguir...”
Soderbergh: “Vocês são dois amigos botando conversa de amigos em dia”.
Pitt e Clooney: “Ok”

30 segundos depois
Soderbergh: “Mas não se chamem de George e Brad, por favor”.

Humor
Matt Damon é tão bom em drama que esquecem que ele tem um timing cômico sensacional, provavelmente o melhor dos 11.

Ousadia
Não basta ser engraçadinho. Seja politicamente incorreto como “Treze homens e um segredo”, que tira sarro de Emiliano Zapata, dos trabalhadores explorados no México e do salário ridículo deles em uma das melhores piadas do filme.

Coração de manteiga
Se você não assiste à Oprah e não chora pelo menos uma lagriminha quando ela ajuda alguém, você não tem coração. Lágrima que disputa com o item acima o título de melhor piada do longa.

Elegância
O resto do mundo veste Armani e parece canastrão. Em você, parece simplesmente adequado.

Pense rápido
“Porque o nariz convence!”. “Não, o nariz convence? O nariz convence”.“O nariz definitivamente convence”.

Seja marido da Monica Bellucci
Não sei se você consegue, mas com certeza foi por isso que convidaram Vincent Cassell para retornar no terceiro capítulo.

Cultura cinematográfica
Vários dos diálogos de Pacino são tirados de “O poderoso chefão”. A última fala de Damon é do filme “Cartas na mesa”. Já a última de Pitt diz respeito a “Syriana” e a de Clooney à Sra. Smith. Dispensa roteiro, a festinha fica mais simples de organizar e os amigos fazem grana fácil. E sem críticas: afinal, eles devolvem o troco pra gente depois.

La familia: Diz que você que não queria ser amigo deles?

» leia/escreva comentários (9)