Busca

»»

Cadastro



»» enviar

A estética do deixa disso

02.08.07

por Rodrigo Campanella

Luzes do Além

(White Noise 2: The Light, Estados Unidos/Canadá, 2007)

Dir.: Patrick Lussier
Elenco: Nathan Fillion, Craig Fairbrass, Katee Sackhoff, Rebecca Dale

Princípio Ativo:
mediocridade serial

receite essa matéria para um amigo

Roteiro, pra quê roteiro?

“Luzes do Além†é um filme de susto, não de botar medo. Quem for capaz de entrar na onda, ignorando a má-qualidade do material, ganha uns quatro pulos da cadeira como brinde, no máximo. Porque ali pela quinta tentativa de susto é mais fácil você começar a rir.

A história é a do pequeno empresário Abe Dale, dono de uma empresa de não se sabe o quê. Após ter mulher e filho assassinados sem motivo aparente por um desconhecido, ele parte para uma overdose de remédios. Ressuscitado na mesa do hospital, Abe descobre que virou um GPS para o mundo dos mortos. Pessoas à beira da morte agora aparecem recobertas de luz amarela e os falecidos são vistos andando na rua. Claro, ele vai tentar salvar quem aparece iluminado. E, óbvio, isso vai dar errado e gerar uma maldição mal-explicada de quebra.

Atores, pra quê atores?

Talvez numa estratégia sutil e incompreendida da obra do diretor Patrick Lussier (Drácula 2000), Abe, a mulher, o filho, o assassino e praticamente todos que aparecem na tela atuam como zumbis desde a primeira cena. A tentativa de morrer enchendo a cara de tranqüilizantes é quase um pleonasmo.

Para quem não sabe da piada, “Luzes do Além†é a continuação torta de “Vozes do Alémâ€, filme em que era a tv de Michael Keaton – e não o próprio Keaton – que virava um radar de fantasmas. Comparado com esse, o filme anterior é um primor do bom senso. Comparado com o anterior, “Luzes do Além†é a mais sem-vergonha continuação de um filme que teve algum sucesso. Difícil acreditar que exibiram isso no cinema, e não direto na tv.

Sentido, pra quê sentido?

Se “Luzes†tem algo de horripilante não é exatamente por mérito artístico ou técnico. É que no meio de tanto deixa disso – com o roteiro, os atores, a história, a montagem – ele resolve transformar gente em lixo para virar fantasma reciclado. Não é a morte dominó dos filmes de ação. É a matança de um filme onde a vida é simplesmente um obstáculo de roteiro. Você não sente pelos personagens – sente por si mesmo, nesse lugar onde a vida é tratada como uma coisa tão vagabunda que assassinar alguém ganha ares de quase uma boa ação. Se há um serial killer à solta, ele não é uma maldição do demônio: é o próprio filme.

Abe Dale acabou de assistir ao filme

» leia/escreva comentários (2)