Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Os tempos estão m-mudando

06.12.07

por Mariana Souto

Em busca da vida

(Sanxia Haoren, China, 2006)

Dir.: Jia Zhang Ke
Elenco: Han Sanming, Zhao Tao, Li Zhubin, Wang Hong Wei, Xiang Haiyu, Zhou Lin

Princípio Ativo:
longos tempos, longas distâncias

receite essa matéria para um amigo

No tempo oriental do filme de Jia Zhang Ke, as coisas fluem bela e lentamente. As pessoas contemplam a vida e as mudanças que nela ocorrem - e o espectador contempla as pessoas, que contemplam a vida e as mudanças...

Dois personagens vão a Fengjie, local em processo de inundação para a construção da hidrelétrica das Três Gargantas, em busca de seu passado. Shen Hong procura o marido sumido há 2 anos; e Han Sanming, a esposa fujona há 16. Encontram a comunidade às voltas com demolições e desocupações. Jia Zhang Ke mostra como não só o concreto desmorona, mas relacionamentos e uniões também se modificam, submergem e se deslocam para outro lugar, outras pessoas.

Os deslocamentos se dão ainda através dos travellings, lentos movimentos de câmera horizontais, que descortinam a região aos poucos. Há também muitos planos longos, de observação dos personagens ao experimentarem o tempo, os encontros, as despedidas. E, no meio disso, alguns símbolos – bebida, cigarro, chá e balas – que são oferecidos de um personagem a outro, num fluxo de troca entre eles. Além disso, o dinheiro aparece por toda parte e mostra seu peso e relevância – seja nos preços ditos e barganhados, diárias de trabalho ou mesmo em mágicas tentando multiplicar notas.

“Em Busca da Vida†tem um discreto toque mágico, que culmina em cenas como a de um prédio voador, mas que se manifesta em outros momentos mais sutis numa beleza simpática e quase natalina, como a imagem da ponte iluminada. Jia Zhang Ke também usa de senso de humor nos diálogos, com pausas dramáticas e conversas nonsense.

Com grande apuro estético, o filme mostra as transições na vida de pessoas simples e, ao mesmo tempo, na China como um todo - o progresso que invade e afoga pequenos vilarejos, obrigando as pessoas a migrarem e mudarem seu modo de vida. Aí entra o dinheiro, tão presente no filme por marcar a rotina do povo, que tanto se esforça para sobreviver.

Bastante premiado – o filme venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2006 -, “Em Busca da Vida†trata com delicadeza do universo de uma comunidade diante das mudanças em seu país. Na jornada de Shen e Han, acompanhamos um processo em que as pessoas se descobrem pequenas em meio ao fluxo de um poderoso rio - frente às inconstâncias, abandonos, ondas e caldos da vida.

Mais pílulas:
Mutum
O céu de Suely
Cinema, aspirinas e urubus
O segredo de Brokeback Mountain

O rio das Três Gargantas: a distância entre os personagens e a mudança nas vidas.

» leia/escreva comentários (1)