Busca

»»

Cadastro



»» enviar
Sacolão
Rodrigo Ortega
A oferta de novidades musicais está cada vez mais extensa. O Pílula facilita as coisas com listas periódicas de 5 produtos selecionados e fresquinhos nas prateleiras.

Sacolão #9

receite essa matéria para um amigo

Pitacos sobre as novas da Björk com Thom Yorke, Ben Folds, Fall Out Boy com Elvis Costello, Smashing Pumpkins, e Mallu Magalhães.

Nattura - Björk e Thom Yorke
bjork
Claro que a gente espera demais, afinal são Björk e Thom Yorke juntos. Mesmo assim essa música podia ser um pouquinho menos decepcionante. Pra começar, a voz de Thom Yorke é um instrumento secundário, bem lá no fundo. Pode ser que ela tenha gravado o vento na janela do estúdio e pensado "Gente, parece a voz do Thom Yorke. Vou enganar esses jornalistas bobos", e a gente tenha caído. A música é dominada por "tambores-Olodum", e ainda foi feita para apoiar um movimento ambientalista. Fica a dúvida: será que se Björk fosse brasileira ela teria feito parte dos Tribalistas?


"Cologne" - Ben Folds
ben folds
Ah é, música pop é fácil assim, eu tinha esquecido. Sim, essa é a segunda faixa que aparece aqui do ótimo disco novo do Ben Folds, Way To Normal - a outra foi o dueto dele com Regina Spektor. O álbum é bem humorado, simples, com temas cotidianos sem perder a graça. Essa aí é mais séria, mas mesmo assim dá pra imaginar direitinho o bloco de hotel onde a letra foi escrita meio no improviso, com versos desajeitados tipo "drove 18 hours / to kill her boooyfriend" e outros de arrepiar tipo "1 2 3 4 i'm letting you go". É impressão minha ou estão parando de fazer esse tipo de música hoje em dia? Saudade de quando até o Coldplay era despretensioso assim e o Nick Hornby não precisava escrever pro Radiohead: "Shut up, you should be a pop group!".


"What a Catch, Donnie" - Fall Out Boy e Elvis Costello
fall out boy
Depois de o Panic At the Disco "amadurecer" e descobrir os anos 60, chegou a vez dos seus amigos do Fall Out Boy trocarem guitarras por pianos em "What a catch, Donnie", que tem a supreendente participação de Elvis Costello. Mas esse amadurecimento-relâmpago não funcionou tão bem. Parece que eles foram com muita sede ao pote: tentaram transformar uma música que nem é tão boa assim num épico. O resultado é açucarado demais. Claro que Rick Bonadio já deve estar correndo para "seguir a tendência" e colocar o NxZero no estúdio com Herbert Vianna. Essa música fará parte do disco Folie à Deux, que sai dia 16 de dezembro. Já vazou também o clipe de "I don't care".


"G.L.O.W." - Smashing Pumpkins
smashing pumpkins
Será que os Smashing Pumpkins ainda podem fazer alguma coisa relevante? Ou viraram dinossauros, do tipo que serve como caricaturas de si mesmos no Guitar Hero? Se o último LP deles torna mais provável a segunda opçáo, essa música ainda dá alguma esperança de futuro relevante para a banda. Náo é genial, mas é divertida - não é todo dia que Billy Corgan faz um refrão do naipe de "Come on, come on, come on, can you feel it uuuu". No dia 11 de novembro eles vão lançar o DVD duplo If It All Goes Wrong, comemorando os vinte anos de carreira.


"Nova da Mallu" - Mallu Magalhães
mallu
Na falta de um nome para essa música, podemos também chamá-la de "Aquela em que a Mallu mostra que gostou da parceria com Marcelo Camello". Além do estilo melódico, a garota paulista emula até o sotaque carioca do ex-Hermano no primeiro verso ("dishh pra mim"). O áudio ruim, com pessoas conversando ao fundo, não faz parte de uma produção lo-fi. É que esse áudio foi gravado durante o show da cantora no Na Mata Café, em São Paulo, semana passada. A apresentação também foi registrada em vídeo e vai fazer parte do primeiro DVD da cantora (como assim, antes do primeiro CD?). Na platéia se misturavam o editor da Rolling Stone Brasil e um menino que não devia ter mais de dez anos, ambos babando por Mallu.


Sacolões Passados:
# 8 - Killers, TV on the Radio, Decemberists, Skank e Ben Folds
# 7 - Amarante, Jack White, Cold War Kids, Los Campesinos! e Travis
# 6 - Peter Bjorn and John, Kanye West, Justice, Bloc Party e The National
# 5 - Snow Patrol, AC/DC, Kaiser Chiefs, Glasvegas e Fleet Foxes
# 4 - Camelo e Mallu, Database, Oasis e Jay-Z, Ra Ra Riot e Sigur Rós
# 3 - Ting Tings, Metallica, Oasis, Supercordas e Noah and the Whale
# 2 - Kings of Leon, João Brasil, Franz Ferdinand, CSS e The Coral
# 1 - Lykke Li, Calvin Harris e Dizzee Rascal, Verve, Friendly Fires e Keane.

--
Rodrigo Ortega é um assassino de blogs
ortega@pilulapop.com.br

» leia/escreva comentários (0)