Busca

»»

Cadastro



»» enviar
Sacolão
Rodrigo Ortega
A oferta de novidades musicais está cada vez mais extensa. O Pílula facilita as coisas com listas periódicas de 5 produtos selecionados e fresquinhos nas prateleiras.

Sacolão #15

receite essa matéria para um amigo

Feliz Natal Musical

Como qualquer pessoa sensata, eu deveria odiar o Natal. Mas toda vez que alguém tenta compartilhar seu ódio pelas compras desesperadas, a hipocrisia e a celebração sem sentido, fico calado. Não que eu ache que tudo tenha algum sentido. Eu só gosto do Natal. Alguma razão misteriosa me atrai para coisas como luzes de camelô, nozes e canções natalinas, como esses lançamentos que chegam de carona com o Papai Noel. Tenha ou não simpatia pelo bom velhinho, pelo menos agora você tem mais opções de trilha para deixar seu Natal mais pop.

Jesus ressucitou
Meu amor pelo Natal não é incondicional, claro. Sei que a celebração do aniversário de Jesus Cristo é a oportunidade perfeita de auto-promoção para aqueles que pensam que são Jesus em pessoa. Bono Vox aparece, messiânico como sempre, em "I Believe in Father Christmas", e Brendon Flowers, dos Killers, canta "Joseph, better you than me" com Elton "eu sou você no futuro" John e Neil Tennant, dos Pet Shop Boys. As duas músicas fazem parte de uma mega campanha beneficente para a ONG (Red)Wire.

U2 - "I believe in father christmas"


The Killers, Elton John e Neil Tennant - "Joseph, better you than me"


Natal roots
Não ser hipócrita é tão difícil quanto não ser cínico. O Weezer poderia ter apelado para paródias engraçadinhas no seu EP natalino com canções gravadas para a trilha do jogo para iPhone Christmas With Weezer. Mas eles simplesmente pegaram os velhos hinos e tocaram do jeito que sabem. E, de alguma forma, as melodias de Natal são perfeitas para o powerpop arrastado deles. Combina também com coisas bobas como barbas postiças e neve de algodão.

Weezer - "O Holy Night"


Festa de família
As brigas de família são outro ódio que não sou capaz de compartilhar - só porque minha família é boazinha. Se pudesse, adoraria participar do quebra-quebra na festa do casal mais babaca deste Natal, formada pelo Howlin' Pelle Alqvist, do The Hives, e a Cindy Lauper, ou encher a cara com o vinho e a farofa natalina inglesa dos Wombats. Eles gravaram, respectivamente, os singles divertidos "A christmas duel" e "Is this christmas?".

The Hives e Cindy Lauper - "A Christmas Duel"


The Wombats - "Is this Christmas?"


(In)feliz Natal
A primeira lembrança de Natal que eu tenho é de andar de carro na noite da ceia, indo da festa da família do meu pai para da minha mãe. As ruas desertas e silenciosas por um momento, a neve de algodão, as melodias arrastadas: tirando a febre consumista o Natal é uma festa melancólica (sempre me senti mais confortável com isso do que com a euforia do carnaval). Os Fratellis capturam esse clima em "A lonesome anti-Christmas blues", "a música mais depressiva de Natal da história", segundo seu vocalista. A saída é pedir um abraço a pessoa querida, no caso dos Yeah Yeah Yeahs, ou abraçar a melancolia, no caso do Glasvegas, com seu refrão bunito: "Then a snowflake fell and it felt like a kiss, now I´m ok".

Fratellis - "A lonesome anti-Christmas Blues"


Yeah Yeah Yeahs - "All I Want for Christmas"


Glasvegas - "A snowflake fell (and it felt like a kiss)"




O EP de natal do Glasvegas

--
Rodrigo Ortega é um assassino de blogs
ortega@pilulapop.com.br

» leia/escreva comentários (3)