Até sábadosexta, o Pílula Pop apresenta as previsões mais atualizadas e cientificamente comprovadas em cada um das 24 categorias do Oscar. A gente te ajuda a ganhar o Bolão dos Amigos e você paga uma cerveja pra gente depois, beleza?
Hoje: Prêmios mais duvidosos – aka tudo pode acontecer.
Melhor diretor
Talvez a categoria mais acirrada da disputa. Não que os Coen, Aronofski e Russel tenham muita chance… O careca dourado vai ficar mesmo entre “A Rede Social” e “O Discurso do Rei”. O inglês Tom Hooper venceu a premiação do Sindicato dos Diretores, o que seria mais do que necessário para fazer do diretor o grande favorito. Mas eis que, no Bafta, veio a surpresa e possível virada: o americano David Fincher ganhou o prêmio no terreno do adversário e agora parte com força total para o Oscar.
O Oscar vai para: David Fincher, A rede social
Mas quem também pode ganhar é: Tom Hooper, O discurso do rei
O nosso voto seria: David Fincher
Melhor atriz
Natalie Portman está com tudo e ganhando TODOS os prêmios. Em “Cisne Negro”, a musa nerd emagreceu, enlouqueceu, dançou e até engravidou… O prêmio é dela com certeza, a não ser que… A não ser que a Academia queira dar um prêmio de conjunto da obra para Annette Bening. Esta é a única possibilidade de Portman ir pra casa de mãos abanando, mas nunca subestime o amor da Academia por premiar veteranas que nunca ganharam nada…
O Oscar vai para: Natalie Portman, Cisne negro
Mas quem também pode ganhar é: Annette Bening, Minhas mães e meu pai
O nosso voto seria: Natalie Portman
Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo veio com força total, ganhando tudo. Mas então a atriz fez uma campanha publicitária por conta própria, pedindo votos para ela… E isso foi um verdadeiro tiro no pé. A atitude foi mal vista pelos colegas e Helena Bonham Carter vem correndo por fora e em alta velocidade: ganhou o Bafta, é simpática e foi um dos destaques de “Alice no País das Maravilhas”, grande sucesso do ano passado.
O Oscar vai para: Melissa Leo, O vencedor
Mas quem também pode ganhar é: Helena Bonham Carter, O discurso do rei
O nosso voto seria: Melissa Leo
Roteiro original
“A Origem” parece a premiação óbvia, afinal, o intrincado quebra-cabeças criado Christopher Nolan agradou platéias e críticos do mundo inteiro (além disso, seria uma forma de permitir que Nolan fosse para casa levando o seu Oscar). E mais importante, venceu a premiação do Sindicato de Roteiristas. Mas… e tem sempre um mas… “O Discurso do Rei” não podia concorrer nesta categoria, pois o roteirista David Seidler não é filiado ao sindicato e ainda por cima, pra complicar, ganhou o Bafta. Eis que a história do rei gago tem boas chances de levar mais um careca para casa…
O Oscar vai para: O discurso do rei
Mas quem também pode ganhar é: A origem
O nosso voto seria: A origem
Roteiro adaptado
Finalmente uma categoria em que a vitória é praticamente certa: “A Rede Social” leva e ninguém tasca! Mas nunca duvide da força dos Coen adaptando um clássico (aquelas coisas de Hollywood homenageando a si mesma…) e nem se esqueça de que a Academia gosta de surpreender nesta categoria, e a estatueta pode ir parar com “Toy Story 3”.
O Oscar vai para: A rede social
Mas quem também pode ganhar é: Bravura indômita
O nosso voto seria: A rede social