Em mais um crossover de “Grey’s Anatomy” e “Private Practice”, a Dra. Amelia Sheperd (personagem fixa na série da Dra. Addison) visita o irmão Derek em Seattle para consultá-lo a respeito de… adivinhem! Mais um tumor inoperável. Amelia, recentemente recuperada de uma recaída no vício das drogas receitadas não consegue aceitar a idéia de que não pode fazer nada.
Enquanto isso, todos os residentes já tem um parceiro de estudos para os exames finais – escravos de estudo no caso de Karev que se utiliza dos internos para lhe fazerem perguntas. Todos exceto Meredith cuja parceira está ocupada demais discutindo a relação com o marido em uma terapia de casal. Preocupado, Richard resolve intervir e pedir à Callie, dona de um método ultra-mega-hiper-fantástico para passar em provas (quem não lembra da disputa por seu método nas provas do internato?), que ajude a pobre moça.
Torres não parece feliz com a idéia de compartilhar seu método com Grey, mas decide dar uma chance a ela se a residente conseguir tomar as decisões certas em um caso em que um açougueiro prendeu a mão em um moedor de carne. Apesar do motivo e das cenas forçadas entre o ex-chief Webber e Callie que levaram a essa storyline, fazia tempo que não víamos a ortopedista como a médica durona que sempre foi. Ponto para Shonda Rhimes.
Jackson está trabalhando com Mark no pré-operatório de uma paciente de Bailey para reduzir o edema de seus braços. Acontece que a tal paciente está com a saúde fragilizada após um câncer e uma bateria de outras cirurgias. Os Batman e Robin da plástica terão, então, que convencer Miranda que eles são capazes de realizar o procedimento de forma segura.
Karev anda às voltas com uma interna que ele não lembra o nome, treinando para as provas. Enquanto ele realiza seus procedimentos de rotina pelo hospital, a moça que está grávida, mas ele não sabe vai listando uma série de sintomas para ele descobrir a doença responsável por eles. Quando a interna começa a listar os próprios sintomas e desmaia na sua frente, Alex descobre que o único babaca que não sabia da gravidez e do nome da moça era ele.
Lexie resolve ajudar Amelia a convencer Derek ao menos a tentar alguma coisa. Sheperd diz que sua irmã está ligada emocionalmente à paciente e por isso não consegue ver que não pode ajudá-la. Little Grey mostra para o neurocirurgião que é ele quem está emocionalmente ligado ao caso com medo do fracasso levar Amelia novamente ao vício. Ele acaba aceitando e juntos eles descobrem que conseguem fazer o necessário no tempo adequado para salvar a paciente. A quem possa interessar, na segunda hora do crossover em “Private Practice”, os dois salvam a vida da moça não sem antes parecer que tudo dará errado. Só pra não tirar a emoção.
De volta aos residentes, Meredith mostra que não é só um rostinho bonito e tem muita cuca no lance ao decidir retirar um dedo do pé do açougueiro para substituir o polegar da mão que ele perdeu. O Ministério das Cenas Nojentas adverte: assistir a este episódio de barriga cheia pode provocar náuseas.
Avery é outro que precisa provar seu valor. Depois de conversar com a paciente e aprovar a cirurgia, Miranda aparece na SO para pentelhar Jackson e Mark. Seguindo os conselhos do mestre, o aprendiz ordena que Bailey saia da sala já que está atrapalhando. Incrédula, ela pede socorro a Sloan que apóia seu interno e ameaça: se isso voltar a acontecer, ele fará uma denúncia ao Conselho.
Depois de muito se auto-punir por ser um babaca sem coração, Karev recebe de Arizona um reconfortante conselho. Os cirurgiões pediatras são mais durões mesmo por conta da natureza do seu trabalho e ele não deve se cobrar tanto. Mas aprender o nome dos internos é o básico, ok?
Cristina e Owen ganharam um tempo com o terapeuta de casais discutindo sobre aborto, aborto, aborto e Meredith Grey. Não será fácil fazer tudo voltar a ser como antes.