Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Guerra declarada

Daniel - 14.12.2009 @ 09:15

Se 'Amor sem escalas' vinha se consolidando como favorito ao Oscar, as várias listas divulgadas no fim de semana expandiram o campo de batalha para um forte concorrente: Guerra ao Terror (Hurt Locker), lançado no Brasil direto em DVD. O filme da diretora Kathryn Bigelow foi escolhido o melhor de 2009 pelos críticos de Los Angeles, Boston e pela Aliança Feminina de jornalistas de cinema, além de marcar presença no top 10 do American Film Institute. A única exceção foi o Círculo de Críticos Online de NY, que escolheu Avatar como melhor filme. Os favoritos que parecem se confirmar imbatíveis são Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Mo'Nique (Preciosa), que conquistaram os prêmios de melhor ator e atriz coadjuvante em todas as listas divulgadas.

***
Os críticos de Los Angeles surpreenderam ao escolher Yolande Moreau como melhor atriz, pelo pouco comentado “Séraphine”. Jeff Bridges foi eleito melhor ator por 'Crazy Heart' e Bigelow a melhor diretora, prêmios que eles também conquistaram nos círculos de NY Online e na Aliança Feminina. Em Boston, Bigelow também venceu, mas o melhor ator foi Jeremy Renner, protagonista de 'Guerra ao Terror'.

***
O American Film Institute surpreendeu ao deixar 'Avatar' fora do seu top 10 e incluir 'Coraline e o mundo secreto' e 'Se beber, não case'. Na cara, Thundercats azuis!

***
E o prêmio melhor (bom) senso de humor (e crítico) vai para a Aliança Feminina, que concedey a 'A verdade nua e crua' os prêmios 'Porco sexista' e 'Hall da vergonha'. 'Transformers 2' foi a sequência que não devia ter sido feita e 'A Terra perdida' o remake que não devia ter sido feito.

***
Por fim, o Cinema Blend fez uma compilação de todos os prêmios aqui. E você pode conferir a lista dos indicados à premiação dos críticos televisivos (Broadcast Film Critics), liderada por 'Bastardos inglórios' e 'Nine', aqui.

» leia/escreva comentários (0)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------