Busca

»»

Cadastro



»» enviar

Roteiro para uma fossa bem sucedida

25.03.07

por Daniel Oliveira

Wilco - Sky Blue sky

(Nonesuch, 2007)

Top 3: Impossible Germany, Hate it here, Leave me (Like you found me).

Princípio Ativo:
Bob Dylan + fossa + experimentalismo na dose certa

receite essa matéria para um amigo

1. Int. apartamento – noite/meia luz

No seu pijama mais velho e encardido, posicione-se no centro da sala do seu apartamento - um brilho só depois do dia inteiro que você passou limpando e organizando para esquecer o pé na bunda. Com o copo à mesa, garrafa de uísque em uma mão e controle remoto na outra, inicie Sky blue sky, do Wilco, na faixa oito, “Hate it here”.

Ao escutar Jeff Tweedy confessar tudo o que você está afogando no álcool, passeie pelos cômodos que você deixou tão bonitinhos. Deixe a bebedeira tomar conta, derrame uísque e vá sujando tudo de novo. Ao chegar na cozinha, encante-se com o acendedor do fogão, que você nunca tinha achado tão moderno. E deite no chão, ao se dar conta de sua miséria quando o Wilco, quase bellensebastianamente, pedir por alguém que me deixe como você me encontrou.

Levante-se, afinal você não é saco de papel. Abrace sua garrafa e suba na mesinha de centro da sala para cantar (gritar) com um bêbado Tweedy sobre a obsessão de falar consigo mesmo sobre o(a) ex em “Walken”. Concentre-se bastante e consiga pular “What light” – você ainda não está preparado para ela. Caia no sofá e adormeça sonhando que é o(a) finado(a) que canta não chore com olhos desalentados. Nós ainda ficaremos juntos em “On and on and on”.

Fade out:

2. Int. apartamento – dia/claro

Acorde e não reclame da ressaca. Acredite na brejeirice de “Either way” e “You are my face”. Talvez o sol brilhe hoje e, de um jeito ou de outro, você vai ficar bem. Aprecie os solos de Nels Cline em “Either way” e “Side with the seeds” e reconheça que ainda há algo pelo que viver. Escute a belíssima “Impossible Germany” enquanto toma banho e pense um pouco. Às vezes, o amor é mesmo uma Alemanha impossível ou um Japão improvável – e se os dois não se escutam mais...Dance um pouco no chuveiro, a música é boa, ninguém está vendo.

“Sky blue sky”: você não morreu, devia estar feliz por sobreviver. É o suficiente por agora. Pelo menos, é o que Jeff Tweedy disse. Com uma voz tão serena que é difícil duvidar. Saia de casa com a resolução de “Shake it off”: livre-se disso, ande pelas ruas. E quando encontrar alguém interessante, imagine-o(a) fazendo um strip ao som da bateria insanamente perfeita de Glenn Kotche nessa música. Melhorará bastante o dia. Mas vá com calma: Tweedy lhe lembrará de que você ainda não está bem e lhe ensinará o que dizer ao novo(a) pretendente na balada “Please be patient with me”.

Por fim, se tudo der certo, você pode seguir os conselhos do Wilco em “What light” e expressar a experiência através de arte. Você pode não ser um letrista como Jeff Tweedy ou Bob Dylan, mas quem sabe não existe uma luz dentro de você?

A fossa é só no CD. Nas fotos, o Wilco é um bando de senhores com meias coloridas e muito bom humor.

» leia/escreva comentários (15)