Batman vs. Superman… Mas, qual Batman?


Com essa onda de adaptações de quadrinhos para filmes e séries live-action ficou comum a repetição de personagens na produção de reboots.  Reiniciar uma história e recontar a origem virou estratégia dos estúdios de cinema e televisão para permanecerem com o direito de produção, ou até mesmo faturar mais, já que muitos desses personagens carregam um potencial de venda. Em menos de 10 anos, tivemos “Hulk” (2002) e o “O Incrível Hulk” (2008), “Justiceiro” (2004) e “Justiceiro: Em Zona de Guerra” (2008), a trilogia do “Homem-Aranha” por Sam Raimi (2002, 2004 e 2007) e “O Espetacular Homem-Aranha” (2012) e mais recentemente “Superman: O Retorno” (2006) e “O Homem de Aço” (2013).

Recomeçar uma história quando um filme não foi bem recebido pelo público e crítica é fácil, mas e quando o filme anterior deu certo e sua trama chegou ao fim? O que fazer?

Deve ser esse tipo de pergunta que está passando pela cabeça dos produtores da Warner Bros. para resolver o problema sobre qual Batman usar em “Batman vs. Superman” (nome provisório para a sequência de “O Homem de Aço”). Será que um reboot tem que ser feito logo após a ótima aceitação do público com a chamada “trilogia d’O Cavaleiro das Trevas” (dirigira por Christopher Nolan e roteirizada por David Goyer)? Ou será que o estúdio tem que aproveitar os ganchos na história e continuar de onde “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” parou?

Dentre essas questões, dois fortes rumores começaram a circular pela internet. Um deles é o estúdio realmente investir em um reboot. “Batman vs. Superman” apresentaria uma nova visão do Batman, já com o herói estabelecido (sem a necessidade de explicar origens). A partir dali, filmes solos do personagem seriam feitos e suas origens poderiam parecer por meio de flashbacks, mais para relembrar os espectadores de sua origem já conhecida do que restabelecê-la (algo similar foi feito com os filmes do Hulk). A principal referência para o novo Batman poderia ser a trilogia de games “Batman: Arkham Asylum”. Boatos já circularam sobre os candidatos a protagonista: Tyler Hoechlin e Ryan Gosling estariam sendo sondados para viver o Homem Morcego nos novos filmes do Universo DC nos cinemas.

Mas ai tem o segundo rumor (muito mais legal do que o primeiro) que é utilizar um Batman velho, com, pelo menos, quarenta anos, que volta de uma aposentadoria só para colocar o Superman no lugar (já que, claro, um alienígena desorientado é um potencial perigo para a humanidade). Isso não quer dizer que a trilogia “O Cavaleiro das Trevas” será utilizada neste universo, porém, ela não será simplesmente desconsiderada e jogada no lixo, pois o novo Batman começaria exatamente do mesmo ponto em que “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” terminou, com o Bruce Wayne pendurando a capa.

Esses rumores ficam cada vez mais fortes, ainda mais depois que Zack Snyder (diretor de “O Homem de Aço” e de “Batman vs. Superman”) marcou uma reunião com Frank Miller, autor da HQ “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, uma das mais consagradas histórias de quadrinhos do personagem e que mostra o herói velho,com 55 anos, retornando de uma aposentadoria e com direito a uma luta esplendida contra o Superman.

Não descarto a possibilidade de Christian Bale voltar ao papel de Batman. Ele disse que não voltaria, mas tudo é questão de uma boa conver$a. Caso ele não retorne, alguns nomes também já estão circulando para fazer a versão mais velha do cavaiero das trevas, entre eles Josh Brolin, Gerard Butler, e (o melhor na minha opinião) Jon Hamm.

Indo mais a fundo e deixando outros rumores aparecerem à tona, ter um Batman mais velho possibilitaria à Warner tirar do papel a produção da adaptação do desenho de 1999, “Batman do Futuro”. O boato de que o estúdio da caixa d’água quer colocar a versão futurista do Homem Morcego nos cinemas circulou semanas antes do anuncio do filme “Batman vs. Superman” e deixou muitos na dúvida de como o Batman do futuro poderia fazer parte da Liga da Justiça. Só que agora, com um Batman mais velho, isso faz muito mais sentido. Esse velho Batman poderia fazer parte de “Batman vs. Superman”, do filme da Liga da Justiça (e uma possível continuação, talvez) e como mentor do novo Batman nessa nova franquia (que também poderia ser um filme do Asa Noturna e não necessariamente do Batman do Futuro).

Esses novos boatos só estão reforçando que a WB não quer ficar muito atrás da Marvel e começou a correr freneticamente com a consolidação de um universo coeso de super-heróis tanto no cinema quanto nos seriados.

Mais informações devem aparecer em breve, pois “Batman vs. Superman” tem estreia marcada para 2015, ou seja, a produção precisa começar entre o final do ano e o início de 2014. E a única coisa que esperamos é que, velho ou novo, o Batman soque o Superman em seu próximo filme!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A gente
  • Home
  • Retro
  • Homeopatia
  • Overdose
  • Plantão
  • Receituário
  • Ressonância
  • Sem categoria
  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • 2014
  • 2013
  • 2012
  • 2011