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Bruce Willis discute um roteiro
ou A incrível história do roteiro-de-três-cabeças

07.08.07

por Rodrigo Campanella

Duro de Matar 4.0

(Die Hard 4.0, Reino Unido/Estados Unidos, 2007)

Dir.: Len Wiseman
Elenco: Bruce Willis, Justin Long, Maggie Q, Timothy Olyphant

Princípio Ativo:
playstation 2 (sem mapa no canto da tela)

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- Praticamente é só repetir o papel.
- Sim, nós tentamos mudar o mínimo pra você.
- Percebi. Como o roteiro começou?
- “John McClane tem uma arma na mão e quer vingançaâ€. O resto girou em torno disso.
- Queria te perguntar...
- Diga
- Essa coisa do helicóptero, do vôo do carro, do hidrante, do F-35, do viaduto... quando for filmado pode virar uma comédia.
- ...
- Você não acha?
- Olha, é intencional.
- É ?
- Na mesma época o Michael Bay vai lançar um filme, a sério, sobre robôs guerreiros gigantes do espaço. E, para o público mais novo, a série “Duro de Matar†não teve a divulgação merecida. Então, nossa única certeza é: se tudo for muito divertido, nosso retorno é garantido.
- E desse jeito funciona.
- Funciona. As pessoas gritam no cinema, conversam com o McClane, participam do filme. É arte em movimento
- Esse assassino acrobata aqui parece ótimo e eu gosto da idéia principal... Parece um “bom programaâ€.
- Um excelente. As pessoas se sentem espertas vendo um filme desses, e corajosas do seu lado. Elas vão é para isso.
- É fácil ser esperto quando parece que toda a polícia americana só treinou pra levar tiro... (risos)
- (risos)
- Enfim, é um roteiro-de-três-cabeças.
- (...?) Pode ser.

(Nota do redator: o roteiro-de-três-cabeças é composto de um humorista, um atleta e um pseudo-liberal. As piadinhas normalmente funcionam, as cenas de ação dependem de um diretor decente. Enquanto isso, uma história pseudo-liberal de moral ambígua é colocada no fundo. Em 98% dos casos usa o medo e a paranóia como mote, mesmo que critique esse medo.)

- Sabe esse close da tela do videogame na tela do apartamento?
- Em qual página?
- É meio que uma carta de intenções do filme, não?
- Porque conversa com o público jovem, etc?
- Não, é que eu já vi minha filha jogando esse mesmo roteiro, no Playstation. Mas, sério, vocês ainda vão reescrever isso, certo?
- Claro, claro...
- Porque eu nem consigo entender onde eles estão na maior parte do tempo.
- Mas você vê que isso não influencia na história. E os cenários servem para colocar as perseguições no meio.
- Antes a gente era capaz de fazer quase tudo em um prédio....
- É. Só preciso conversar contigo uma coisa, das falas. Olha, hoje em dia os personagens já não falam com os outros. Eles explicam o que está acontecendo para o público, falam com ele. Você tem problema com isso?
- Eu continuo fazendo filmes. Já sei como é.
- Ok. Algo mais?
- Essa cena da mulher sendo espancada... é desse jeito mesmo?
- É.
- Mas não vai transformar John McClane em um imbecil?
- Hoje em dia isso ficou comum. Liga não.

Missão seis: o viaduto maldito (3 vidas, 150 pontos, 1h40 de jogo)

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